Home Arquivo Processos Box Artigos
Home
Arquivo
Processos
Box
Artigos
Contato
Encarte especial 'replantável' 
por Sergio Picciarelli

A edição da revista Veja retrospectiva 2009 com a chamada de capa O ano zero da economia sustentável, trouxe para alguns assinantes de São Paulo um anúncio da Natura com a colagem de um encarte confeccionado com papel semente que pode ser plantado pelo leitor. Após alguns dias a semente germina e nasce uma linda flor.

Papel_Natura

 






















O papel começou a ser desenvolvido no Brasil por ONGs em 2008. Até então só tínhamos notícias da produção de materiais promocionais com pequenas tiragens como convites para eventos, carta para funcionários e cartões festivos. O desafio da área de Desenvolvimento de Novos Produtos da Editora Abril foi estruturar uma forma de viabilizar a produção de um encarte, utilizando o papel semente, para altas tiragens. Foram feitos testes e pesquisas para determinar inclusive o tipo de semente que não sofresse danos no processo gráfico. Após meses de pesquisas e testes foi possível veicular esse encarte inédito em revistas criado pela agência Taterka.

O encarte simulando uma folha foi confeccionado com duas lâminas de papel reciclado empastadas com as sementes de cravo sortido entre elas, resultando num encarte 2 páginas. Foi impresso no processo de serigrafia apenas um lado do papel com tinta verde a base d'água, desenvolvida para ser aplicada em produtos biodegradáveis, é 100% ecológica, não possui materiais que possam agredir o meio ambiente.

Para colagem foi utilizada uma fita biodegradável com cola à base d'água da Adhespack. A fita Duo Bio da Adhespack utiliza filme da Fasson TC/SO250/62g à base de celulose proveniente de florestas certificadas pelo FSC e PEFC. Degrada-se em aproximadamente 16 semanas. A fita tem duplo liner, após o leitor arrancar o papel semente do miolo, um liner fica grudado no papel semente e o outro liner fica grudado no miolo da revista.

Foi o primeiro projeto em revista da Editora Abril que utilizou fita dupla-face com liner biodegradável.

O índice de germinação é de 75% desde que seguidas as orientações para o plantio. O número de dias para o início da germinação pode variar em função das condições climáticas e do tipo de solo do local de plantio, em média germina em 30 dias.


Papel_Natura_etapas






















Site Map